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Centros de Referência da Assistência Social – CRAS

O que é o CRAS?

O Centro de Referência de Assistência Social – CRAS é uma unidade pública de assistência social, do Sistema Único de Assistência Social, que se destina ao atendimento de famílias e indivíduos em situação de vulnerabilidade e risco social.

No CRAS toda a população em situação de vulnerabilidade e risco social recebe atendimento no Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família, por meio do qual pode também acessar outros serviços, benefícios, programas e projetos socioassistenciais.

O CRAS é a porta de entrada para o cidadão acessar a proteção social básica, assim como outras políticas públicas. Esse acesso pode ser obtido por meio dos seguintes Serviços, Programas e Benefícios:

  • Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para crianças e adolescentes de 06 a 14anos;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para adolescentes e jovens de 15 a 17anos;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Jovens e Adultos 18 a 59 anos;
  • Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos para Idosos acima de 59 anos;
  • Isenção para emissão de 2ª via de Carteira de Identidade, RG, CPF, certidões de nascimento e óbito;
  • Carteira do Idoso;

Obs.: serviço de convivência por serem realizados em grupos estão suspenso devido a pandemia.

Quais são os objetivos do trabalho realizado no CRAS?

A identificação de potencialidades e  fortalecimento da função protetiva da família;
A prevenção da ruptura dos vínculos familiares e comunitários;
A promoção de ganhos sociais e materiais às famílias;
A promoção do acesso a benefícios, programas de transferência de renda e serviços socioassistenciais;
O apoio a famílias que possuam, dentre seus membros, indivíduos que encontrem-se em situações de risco e/ou vulnerabilidade, por meio da promoção de acesso a espaços coletivos de escuta e troca de vivências familiares.

Quem pode ser atendido no CRAS?

Famílias territorialmente referenciadas ao CRAS, em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços e políticas públicas, da fragilização de vínculos familiares, de pertencimento e sociabilidade e/ou qualquer outra situação de vulnerabilidade e risco social.

Como ser atendido no CRAS?

A família/individuo pode dirigir-se ao CRAS mais próximo da sua residência, pode ser encaminhada pela Rede Socioassistencial e pode ser encaminhado pelas demais politicas publicas.

Atendimentos na pandemia

Com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento à comunidade durante a pandemia do coronavírus, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa os telefones disponibilizados para a comunidade: Assistência Social 3838 1067 – Proteção Social – CRAS 3938 1061 – Conselho Tutelar – 3938 1064. Fique atento, se precisar do CRAS, entre em contato. Veja como ficou a forma de atendimento:

Cras – (São Francisco e Luzia Augusta) 8h às 17h, segunda a sexta-feira, com agendamento prévio ou em casos de emergência (respeitadas as medidas de higiene e distanciamento e obrigatoriedade do uso de máscaras).

Conselho Tutelar em Sistema de Plantão (atendimentos em caso de emergência no local da denúncia)

Creas 3938-1066 8h às 17h, segunda a sexta-feira, – com agendamento prévio ou em casos de emergência (respeitadas as medidas de higiene e distanciamento e obrigatoriedade do uso de máscaras).

Bolsa Família 3938-1062 – 8h às 17h, segunda a sexta-feira, atendimento (respeitadas as medidas de higiene e distanciamento e obrigatoriedade do uso de máscaras).
A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social informa os telefones disponibilizados para a comunidade: Assistência Social 3838 1067 – Proteção Social – CRAS 3938 1061 – Conselho Tutelar – 3938 1064 com o objetivo de ampliar a capacidade de atendimento à comunidade durante a pandemia do coronavírus. Fique atento, se precisar do CRAS, entre em contato! O coronavírus para a cidade mas o atendimento à família continua!

O coronavírus parou a cidade mas o atendimento às famílias não parou.